quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Problema

Uma familia de 7 elementos vive isolado a 5km de um pequeno monte, o pai e a mão são pastores e os filhos como não podem ir á escola ajudam os pais no oficio da familia.
Estas crianças não podem ir á escola porque nao têm transporte, e tambem nunca participaram numa festa de Natal, nunca receberam prendas, nunca receberam um "carinho" de alguem de fora.
Triste a vida destas crianças ainda pequenas todas com, idades entre os 6 e os 10 anos. não têm conhecimentos de nada do que se passa á sua volta.
Aqui está um caso de isolamento.

9 questões de Bales - Perguntas e Respostas

Porquê?
Casos de isolamento são dos mais preocupantes no nosso país, por vezes essas pessoas passam por momentos tão maus que ate os pode levar á morte.
Essas pessoas devem ser "encontradas" e ajudadas com toda a atenção merecida.


O quê?
Ir á procura desses casos e tranquilizá-los de que tudo vai mudar para melhor.

Para quê?
Para que essas pessoas se sintam realizadas, e úteis para alguma coisa pois algumas pensam que a vida nao têm mais sentido.

A quem?
Ás pessoas isoladas.

Como?
Falar com as associações, a Câmara Municipal de Almodôvar, para que se possa realizar várias actividades.

Com quem?
Técnicos de Acção Social, Animadores culturais, Psicólogos.

Com o quê?
Um espaço grande e alegre, para que essas pessoas se sintam á vontade para praticarem todas as actividades que lhe sejam propostas, e as festas.

Quando?
Sempre que possivel.

Onde?
No cine-teatro de Almodôvar.

Se eu fosse um Técnico de Acção Social ou Animador cultural o que faria?

Se eu fosse um tecnico de acçaõ social ou animador cultural faria...
Bastantes iniciativas para que todos nós ajudassemos aquelas pessoas mais desfavorecidas em todos os aspectos, desde estarem abandonadas a viver num meio distante e longinquo de tudo, daqueles que estão á parte de tudo o que se passa...
Enfim todos aqueles casos que nós nem imajinamos que existem.
Eu como técnico ou animador faria o meu papel, ou seja criava fundos, organizava festas e essas pessoas isoladas de tudo tivessem dias diferentes na sua vida.
Mas não falo só de casos de isolamento, pois existem tambem aquelas pessoas que estão abandonadas por toda a gente, incluindo a sua própria familia.
Para todas essas pessoas criava bastantes actividades, passatempos e claro condições decentes para os mais necessitados.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O papel do Animador Cultural!

É planear, organizar, promover e desenvolver actividades de carácter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interacção social.
O papel do animador é também identificar e seleccionar as técnicas e práticas de animação tendo em conta o tipo de programas de animação, e as características dos clientes/utilizadores, dos grupos e das comunidades e os objectivos que pretende alcançar. É identificar também os recursos necessários para a concretização de projectos de intervenção socio-comunitária e de animação.Um animador cultural pode também gerir um espaço de ATL - actividades de tempos livres, seja só de verão como também os prolongamentos que existe nas escolas.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Teatro de Fantoches!!

No 11º ano, foi realizado um teatro de fantoches para os mais pequeninos, foi ensaiado e preparado durante os primeiros periodos tudo preparado com antecedencia para que nada correse mal.
E assim foi, houve varios grupos cada um com a sua peça para representar, convidámos varias instituições, o infantario, o jardim de infancia e tambem houve lugar para os mais crescidinhos os da 4º classe :) .
Tudo decorreu no auditorio da escola nos ultimos dias de aulas.
Foi sem duvida um belo dia, pois houve muita animação, alegria e as crianças adoraram.
Esta foi das actividades que mais gostei, para repetir claro :) .

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O Corridinho

O Corridinho foi outra das actividades que realizei no 10º ano.
Formei um grupo de 6 pessoas, ao som da música "O corridinho" de João Villaret, ensaiámos durante algum tempo e cada um de nós tinha de encenar uma personagem e tambem usámos alguns objectos como descrevia a música.
Foi uma experiência muito gratificante e tambem muito engraçada, pois fomos filmados pela professora pela primeira vez numa actividade. :)

Uma das primeiras actividades do 10º ano ...

Gato que Brincas na Rua
Gato que brincas na rua
Como se fosse na cama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.

Bom servo das leis fatais
Que regem pedras e gentes,
Que tens instintos gerais
E sentes só o que sentes.

És feliz porque és assim,
Todo o nada que és é teu.
Eu vejo-me e estou sem mim,
Conheço-me e não sou eu

Tecnicas de Expressão e Comunicação ...O que é?

A Disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação para mim é ...
É uma disciplina que faz de mim algo que eu nunca pensei ser ou fazer, ou seja por vezes já fiz actividades que nunca na vida pensei em fazer e do qual me orgulho de ter participado.
Trabalhar para as criançás, idosos e deficientes verem é algo que que nos deixa muito orgulhosos.
Pois é com estes trabalhos que nós um dia mais tarde quem sabe será o nosso emprego!!

Ao longo destes 2 anos ...

Ao longo destes dois anos na discilpina de TEC realizei muitas actividades, jogos, peças de teatro, gincanas exercicios de relaxamento, jogos de mimica e outros.
No fundo tudo isto serve tambem para mostrarmos a criança que ainda ha em nós...